quarta-feira, 27 de maio de 2009

Uso indiscriminado de anabolizantes ilude jovens e continua causando mortes

Pontos e Contos da Vida entrevista o Endocrinologista Luciano Sanches


Em mais um caso de uso inadequado de anabolizantes, dois jovens do interior do Estado de Goiás quase perderam a vida. Buscando alcançar resultados rápidos, compraram produtos destinados a animais de grande porte e com ajuda de um terceiro fizeram a aplicação dos medicamentos. Para quem quer resultados no ganho de massa muscular e destaque em competições esportivas, frequentar academias e praticar atividades físicas regulares ainda é o mais indicado. O Centro de Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) informou que o número de jovens utilizando anabolizantes triplicou nos últimos anos. Pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) constatou que os usuários dessas drogas se tornam mais agressivos e fazem uso da força adquirida para brigas. Os efeitos do uso incorreto podem gerar desde “uma simples ginecomastia (aumento das mamas em homens) até câncer de fígado”, afirma o médico Endocrinologista Luciano Sanches de Siqueira, e faz outros esclarecimentos na entrevista abaixo.

Pontos e Contos da Vida: Estes medicamentos geralmente provocam quais reações?
Luciano: Os efeitos vão desde uma simples ginecomastia (crescimento das mamas em homens) até câncer de fígado. Passando aí por, hipertensão arterial, aumento de colesterol, alterações na tiróide, infertilidade, diminuição do volume testicular, hipertrofia cardíaca de extrema agressividade e outros.

PCV: Os efeitos nos organismos de crianças e adultos são diferentes?
Luciano: Efeitos em crianças são todos os citados, além de prejudicar a altura final pois estão em fase de crescimento e os hormônios aceleram a parada do crescimento estatural. Nas mulheres os sinais de masculinidade serão bem evidentes, tais como voz grave, acne, parada de menstruação e atrofia mamaria.

PCV: Alguns atletas podem fazer uso para melhorar a performance. Quais os riscos?
Luciano: Em doses altas podem apresentar parada cardíaca por hipertrofia muscular do coração, arritmias e isquemias pelas crises de hipertensão arterial levando à morte o usuário.

PCV: Quais seriam os tipos de utilização positiva desses medicamentos?
Luciano: Os Anabolizantes são drogas que têm as suas indicações formais e lícitas. Repor hormônio em hipogonádicos (pessoas com diminuição das funções de ovários e testículos), idosos com doenças graves e estados de desnutrição avançada. Jamais devem ser usados para melhorar a performance atlética, ou para fins estéticos. Isto porque, além de gerar um efeito ilusório, apresenta efeitos colaterais graves nas doses altas que geralmente são usadas.

PCV: Quais são os medicamentos mais usados?
Luciano: Os produtos veterinários são mais usados por conter doses mais altas, e isto na concepção de quem aplica, traria resultados melhores e mais rápidos. O que na maioria dos casos não é verdade.

PCV: Em busca do esperado corpo perfeito, o que poderia substituir os anabolizantes para alcançar os objetivos pretendidos?
Luciano: Um exame médico bem feito e uma boa nutrição é o suficiente para manter o corpo em forma e com saúde. Mesmo os suplementos alimentares, na maioria das vezes, são dispensáveis. É claro que existem indicações especiais para pessoas muito magras, idosos etc.

PCV: Quais ações poderiam ser desenvolvidas para reprimir o uso e a venda de anabolizantes?
Luciano: Acho que a conscientização das pessoas em escolas, academias e a fiscalização de anabolizantes pela vigilância sanitária e a própria mídia, pode ajudar na prevenção do uso indiscriminado.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Destaque para produção dos alunos do curso de jornalismo


Integrados em todas as mídias, os alunos do curso de jornalismo da Universidade Católica participaram ativamente da cobertura da 5ª Semana de Cultura e Cidadania. A UCG TV montou estúdio na área I e transmitiu diversos programas ao vivo da feira. Também transmitindo ao vivo estava a Rádio Difusora, integrada em sua rede de mais de 50 emissoras. Especialmente criada para o evento, a Rádio Cidadã integrou a programação pela terceira vez e foi organizada por alunos e monitores. A Agência Experimental de Notícias iniciou a cobertura quase dois meses antes da Semana.


A programação da UCG TV foi alterada para adequar-se às necessidades da Semana de Cultura e Cidadania. Boletins informativos foram transmitidos durante todo o dia. Em parceria com o Sistema Argumento de Comunicação, a TV entrava no ar às sete horas com a primeira edição do programa Bem-vindo à Feira, com diversas edições durante todo o dia, até as oito da noite. Os alunos produziram e apresentaram um programa especial com uma hora de duração, que entrava no ar das cinco às seis da tarde, com orientação de professores e monitores.


O produtor artístico da Rádio Difusora, Irmão Diego Joaquim, foi o responsável pelo stand montado no evento. A rádio não teve sua programação alterada na quinta e sexta-feira, mas durante todo o dia foram inseridas entrevistas e materiais dos seis alunos do curso de jornalismo especialmente escalados para a cobertura. No sábado pela manhã, ganharam um programa especial, totalmente produzido e apresentado pelos estudantes, que entraram no ar em toda a Rede Católica de Rádio, das onze ao meio dia e outra participação de cerca de meia hora no meio da tarde.


A Rádio Cidadã, pela terceira vez participando da Semana de Cultura e Cidadania, teve, desde a produção de vinhetas e organização musical, a participação dos alunos das disciplinas rádio I e II, orientados pela professora Denize Daudt Bandeira e pelos monitores. A rádio transmitiu sua programação ao vivo durante os três dias do evento. A ancoragem, assim como a produção de notas e entrevistas, diferente dos anos anteriores, ficaram a cargo de mais de 20 alunos.


Um site foi criado especialmente para a 5ª Semana de Cultura e Cidadania, dentro da página da Católica. Desde o dia 26 de março, os alunos e estagiários da agência experimental de notícias começaram a produzir matérias referentes à Semana. No site da agência foram lançadas duas notícias no dia 21 e oito no dia 22. Já no espaço dedicado especialmente ao evento foram 57 matérias no total, sendo que só nos dois primeiros dias foram quase 40 produções publicadas. Aproximadamente 30 alunos participaram da cobertura nos três dias.


O aprendizado e conhecimentos adquiridos nos três dias de intensas produções jamais serão esquecidos pelos alunos. Mais de 100 passaram pelo stand do curso e contribuíram de alguma forma. A correria e agitação típicas de uma redação de jornal, de uma transmissão ao vivo no rádio ou na televisão foram vividas pelos alunos em todos os momentos. Como relatado por muitos, foi a oportunidade de praticar tudo aquilo que é aprendido nas aulas.

(http://www.ucg.br/ucg/agencia/home/secao.asp?id_secao=2676&id_unidade=2)

quarta-feira, 20 de maio de 2009

"Despertar o interesse do aluno para a pesquisa é necessário e urgente", afirmou Patrícia Quitero na 1ª Jornada Científica de Comunicação Social



A primeira Jornada Cientifica de Comunicação Social, realizada nos dias 7 e 8 de maio, no campus 5 da Universidade Católica de Goiás, trouxe para os alunos dois dias de debates, palestras e mesas-redondas. O evento, parceria entre os cursos de jornalismo, publicidade e o Núcleo de Pesquisa SER, buscou fazer com que os alunos de comunicação percebam a necessidade da pesquisa científica.

Na abertura do evento, que teve como tema “Reflexões sobre a prática profissional”, o professor Luiz Signates ministrou a palestra “nada mais prático do que uma boa teoria”, na qual lembrou a necessidade de os alunos entenderem as teorias da comunicação para serem bons profissionais na prática diária.

Indagado sobre a obrigatoriedade do diploma, Signates se posicionou contrário à exigência, e fundamentou que o bom profissional não precisa ter medo de perder o lugar para outro que não possua graduação em jornalismo. Disse ainda que o mercado não deixará de fazer a seleção natural do bom jornalista.

Alunos e professores divulgaram trabalhos em diversas áreas, como marketing, direito, artes e cinema. Destaque para o Eixo Temático: Comunicação e Política, que lotou durante toda a manhã do segundo dia um dos auditórios da universidade.

A professora Noêmia Félix apresentou sua tese de mestrado, que mostra “A construção da imagem pública do governo do PT”. Outro trabalho exposto para os alunos e convidados foi o do professor e mestrando Enzo de Lisita, com o tema “Criminalidade, violência e mídia”.

A professora e coordenadora do curso de publicidade e propaganda da UCG, Patrícia Quitero, ressaltou a importância da jornada científica na formação dos estudantes. Para ela, despertar o interesse do aluno para a pesquisa é necessário e urgente.
Ainda segundo Patrícia, foram quase 700 incrições, o que superou as expectativas. Para o próximo ano a organização do evento deverá ocorrer de forma mais elaborada, com maior espaço. Segundo brincou, a próxima deverá chamar-se maratona e não mais jornada.

Na noite de encerramento foi exibido o curta-metragem “A vida não vive”, do professor Amarildo Pessoa. Baseado na obra do filósofo e sociólogo Theodor Adorno, causou espanto em alguns alunos com cenas fortes e fotografia carregada.

A jornada científica foi encerrada com uma mesa-redonda que contou com a presença das professoras Sabrina Moreira, do curso de jornalismo, Renata Crispim e Adriana Ferreira, do curso de publicidade e propaganda. Adriana falou sobre assunto polêmico dentro da comunicação social, e apresentou seu artigo Jornalismo e Publicidade: integração possível e necessária.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Faça sua parte para promover a paz. Aceite


A paz deveria ser a regra geral das relações humanas, dos convívios sociais e da lida com as diferenças culturais. Mas, atualmente, está relegada à marginal condição de esperança para o futuro. A relativização cultural não se faz presente em nossa formação, e acabamos aprisionados na barreira do estranhamento.


Relativizar é aceitar, fazer com que a realidade do outro se aproxime da nossa. É princípio de evolução do nosso etnocentrismo arraigado, que não nos deixa vivenciar novas culturas, tentarmos ver que existe conhecimento a ser adquirido, e que tal forma de agregar é tão interessante quanto a que antes acreditávamos não ser.


E é a partir do momento em que observamos uma cultura diferente e não conseguimos suplantar a estranheza gerada pelo novo e desconhecido, que iniciamos um conflito interno. Quando exteriorizado, este conflito causa desde brigas familiares até guerras mundiais. Não aceitando o que nos é alheio, não somos capazes de reconhecer nossas semelhanças, mas somente o que destoa.


Os grandes conflitos da história da humanidade foram gerados pela falta de alteridade, de conseguir aceitar a diversidade cultural, de desenvolver a capacidade de se ver no outro sem que se criem pré-conceitos de outras culturas.


Atendo-nos a um conflito específico – guerra entre Israelenses e Palestinos –, observamos que o estopim de todo o conflito é a diferença religiosa, um dos traços mais marcantes da cultura de um povo. Cada um tem suas convicções e não abre mão delas. Enquanto os Israelenses acreditam serem possuidores da terra por uma promessa divina, os Palestinos entendem que a propriedade é deles por direitos adquiridos ao longo de muitos anos naquele território.


Se pensarmos que os dois povos desejam os mesmos bens, tem pontos culturais e ideológicos em comum, a paz seria o princípio que comungaria os anseios e esperanças das duas nações. Não é isso que vemos. Falta a capacidade de aceitar o outro e somar culturas ao invés de perder vidas e grandes preciosidades materiais em conflitos aparentemente sem fim.


Assim, vemos que, tanto no estudo de culturas de sociedades diferentes, quanto das formas culturais no interior de uma sociedade ou território, mesmo dividido – Israel e Palestina –, mostra-se que a diversidade existe, e devemos entender as realidades culturais no contexto da história de cada povo e das relações sociais entre elas.


Não mais distante de nossa realidade, podemos citar como exemplo de conflito entre diferentes culturas, a chegada dos povos portugueses ao nosso território, com novas formas de vida, de pensamento e religião.


Mais uma vez o estranhamento inicial existe, é aceitável e inteligível diante do grande choque. Contudo, se o muro da desigualdade não é transposto, surge novo combate destruindo a paz entre os povos, desestabilizando um contexto de diversidade que poderia caminhar para a irmandade.


Diante dos duelos que observamos serem travados, pensamos que o território é o alvo principal, o que não é de todo verdadeiro. Até mesmo o apelo emocional é alvo de disputas e discriminação.


Quando os veículos da grande mídia noticiam um acontecimento de grande impacto nacional, com mobilização de várias frentes, como na defesa de menores vítimas de maus tratos, por exemplo, a rejeição e pré-julgamento sobre os agentes do fato são imediatas. Transcorridos os passos legais e processuais, concluindo-se que não houve o crime ou que não foram eles os reais autores, busca-se uma retratação pública, para tentar de qualquer forma reaver a dignidade do ser humano que foi execrado publicamente.


Como em nossa cultura o perdão fica em segundo plano, preferimos deixar pessoas marginalizadas a reintegrá-las. É mais comum continuarmos guerreando contra elas do que buscar uma forma pacífica de solucionar o problema.


Aceitando o que é oposto, avesso e até aparentemente imoral, partindo do princípio que todos têm um lado que pode nos ensinar algo, iniciaremos um novo período, voltado para a congregação de valores e culturas. Não há nada de negativo em agregar. Somar é aceitar que, o que não nos é natural, também pode ser positivo e enriquecedor.

(Artigo publicado no Jornal Diário da Manhã no dia 15 de abril de 2009)

domingo, 17 de maio de 2009

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) recebe e promove doações diárias à camada mais necessitada da sociedade.



A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) promove cadastramento diário de portadores de necessidades especiais, temporárias ou permanentes e de pessoas de baixa renda, através do DASC (Departamento de Apoio Social ao Cidadão). São atendidas mais de 800 pessoas mensalmente. A organização recebe e repassa doações e também produz materiais como andadores e cadeiras de rodas.

A procura por assistência e acesso aos serviços sociais da OVG fez com que a entidade desenvolvesse seu próprio setor de produção. Com isso, várias famílias podem ser atendidas diretamente, sem que haja necessidade constante de doações, que normalmente não suprem as necessidades.

Departamento de Produção

Com o slogan “fabricando apoio, gerando oportunidade”, segundo a assessora de imprensa Camila Serradourada, “além de cadeiras de rodas (padrão ou higiênica), andadores e muletas, o departamento também produz malhas compressivas, fraldas descartáveis e enxovais de bebê. E com um grande benefício: a geração de empregos para os próprios portadores de necessidades especiais”.
O DASC fornece ainda óculos de grau, leites especiais como NAN I e II, Soy Milk, Soy Milk sem Lactose e Extrato de Soja, e presta assistência odontológica itinerante, por meio de um ônibus especialmente preparado.
Critérios de atendimento

· Ter baixa renda;
· Solicitação médica;
· Residir na grande Goiânia;
· Comprovante de endereço;
· Documentos pessoais.

O cidadão que preenche os requisitos acima deve dirigir-se à sede da OVG, assim como toda a população interessada em fazer doações e conhecer de perto este e outros projetos. A OVG está localizada à Rua T-14, nº 249, Setor Bueno - Goiânia/GO. Outras informações através do telefone (62) 3201-9439.

sábado, 16 de maio de 2009

Campanha de doação de sangue e medula óssea: Desenvolvida pelos assistentes sociais do Hemocentro de Goiânia, captação de doadores é o maior desafio



O Hemocentro de Goiânia, através de seus assistentes sociais, promove captação diária de doadores de sangue e medula óssea. Ações como a promovida na semana do calouro de diversas instituições de ensino visam suprir a carência de doações e conscientização da população.

Atuando diretamente ligado ao SUS (sistema único de saúde), todas as doações recebidas são encaminhadas para hospitais públicos conveniados, sem nenhum custo. O trabalho diário com hemofílicos e familiares dos mesmos é um dos principais desenvolvidos pelo Hemocentro.

A Assistente Social Marina Tosta de Almeida, coordenadora de captação do Hemocentro, afirma que a maior dificuldade está na abordagem dos doadores. Para ela, os mitos criados em torno da doação de sangue e de medula óssea ainda afastam voluntários. “Não há o que temer”, declara Marina.

A maioria dos doadores é de baixa renda e se dirige ao centro de doação com o objetivo de realizar exames gratuitamente. Marina conta ainda que há casos extremos de pessoas que fazem a doação para ter acesso ao lanche que é servido após a coleta do sangue. Isto foge aos objetivos da doação, segundo ela.

Conscientizar a população de que um gesto de solidariedade, voluntário e altruísta pode salvar vidas é o direcionamento dos assistentes sociais do núcleo de captação e coleta.

A coordenadora informa que as doações podem ser feitas diariamente, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, na avenida anhanguera, número 5195, ao lado do Hospital Materno Infantil. Informações e dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com o serviço social do Hemocentro através do telefone (62) 3201 4575.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Fotografia e Memória: reconstituição por meio da fotografia - Boris Kossoy



Não se pode dizer que a fotografia é apenas o que está reproduzido, vai muito além. O fotógrafo quase nunca consegue expressar a totalidade de seus sentimentos. A fotografia está ali como a memória de um momento. Para quem somente observa a reprodução da imagem, seja em papel ou virtualmente, capta geralmente o que está explícito, o implícito é percebido por poucos.

Nas palavras de Boris Kossoy, “fotografia é memória e com ela se confunde.” Nela está registrado sempre um momento do passado, até então tido como um estatuto de verdade e realidade.

Como toda fotografia passa por um processo de elaboração, este deve ser observado quando interpretada a imagem. A sensibilidade deve ir além da mera observação. A construção e materialização da imagem não estão ligadas ao mero instante do clique, mas sim há um “complexo e fascinante processo de criação/construção de realidades”.

Por ser o registro de um momento já vivido, portanto imutável, a fotografia carrega simbologias muitas vezes não percebidas por quem não vivenciou o instante fotográfico ou paralisou o momento através da imagem.

As realidades aprisionadas nos papéis fotográficos já se perderam com a mobilidade dos seres, objetos e lugares, mas a dita sensibilidade pode permanecer nos instintos humanos, mesmo desaparecida a natureza e a materialização fotográfica do momento. Assim como a ficção gerada pela interpretação pode perpetuar nos imaginários.

Atualmente o fotógrafo tem o poder de captar e alterar uma imagem, indo além da realidade até então entendida como a fiel reprodução do mundo, violando significativamente os parâmetros de verdade estabelecidos.

E é a partir dessa falta de referência gerada pela dúvida na verdade real, que devemos olhar para as fotografias de maneira aprofundada, principalmente enquanto profissionais da comunicação.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Centro Cultural Jesco Puttkamer aproxima goianiense da cultura indígena e da arqueologia




Munido de acervo semi-permanente, com exposições principalmente de fotografias, o Centro Cultural Jesco Puttkamer, mantém viva a memória do artista e cidadão que lhe cedeu além do nome e espaço, grande quantidade de material fotográfico (cerca de 120 mil fotos) e histórico-cultural.

O Centro conta a história da família Puttkamer e a vida de Jesco, que registrou os costumes de povos indígenas e também da civilização branca, como a construção de Brasília. Traz ainda exposição de parte do acervo arqueológico do IGPA (Instituto Goiano de Pré-história e Antropologia) da Universidade Católica de Goiás.

Com coordenação da Museóloga Rosângela B. Silva, o Centro Cultural Jesco Puttkamer fica aberto à visitação de segunda a sexta, das 8 às 21 horas, e no sábado das 8 às 11, e está localizado na Avenida T3, Quadra 171, Lotes 37 a 39, Setor Bueno em Goiânia. Mais informações pelo telefone 3251-0721.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Novo ponto para os contos da vida e da paixão jornalística



A história abaixo tem um fim.

Mas agora este humilde blog passa a ser local de produção jornalística.

Como parte integrante da disciplina Webjornalismo I, notícias, reportagens, entrevistas, artigos e outros formatos de textos integrarão a página.
Se alguém ainda passa por aqui, obrigado. Os novatos serão todos bem recebidos.