quarta-feira, 17 de junho de 2009

Blogop - Jornal Opção

No Blogop desta semana, debate sobre a Lei Antifumo em Goiânia.

Em meio a di­ver­gên­cias, fu­man­tes e não fu­man­tes dis­cu­ti­ram a efi­cá­cia e as con­se­quên­cias da Lei Mu­ni­ci­pal 8.811, san­ci­o­na­da pe­la Câ­ma­ra de Ve­re­a­do­res de Go­i­â­nia, que res­trin­ge o fu­mo em am­bi­en­tes fe­cha­dos, se­jam eles pú­bli­cos ou pri­va­dos. De acor­do com a lei, o fu­man­te de­ve ser le­va­do pa­ra fo­ra do bar, res­tau­ran­te ou ou­tro lo­cal ou en­tão ser cri­a­da uma área fe­cha­da den­tro do es­ta­be­le­ci­men­to. Os cli­en­tes ain­da po­dem ser ex­pul­sos ca­so não res­pei­tem as re­gras e o co­mér­cio in­fra­tor, mul­ta­do. Os es­tu­dan­tes do cur­so de Jor­na­lis­mo da UCG Erick Dou­glas e Otá­vio Ci­pri­a­ni, jun­ta­men­te com Ar­tur Di­as e Pau­lo Vic­tor Go­mes, tam­bém es­tu­dan­tes de jor­na­lis­mo e ser­vi­do­res pú­bli­cos, che­ga­ram a um con­sen­so de que a lei, da ma­nei­ra co­mo é pen­sa­da, é ine­fi­ci­en­te e que o ide­al se­ria a con­sci­en­ti­za­ção quan­to aos ma­les do fu­mo, mas sem dis­cri­mi­nar os fu­man­tes. Erick não fu­ma e se sen­te in­co­mo­da­do com a fu­ma­ça, pre­o­cu­pan­do-se ain­da com a sa­ú­de. Otá­vio, mes­mo ten­tan­do pa­rar de fu­mar, de­fen­de a cri­a­ção de lo­ca­is es­pe­cí­fi­cos, co­mo os cha­ma­dos fu­mó­dro­mos. Pa­ra Ar­tur e Pau­lo que são fu­man­tes, a cri­a­ção de lo­ca­is re­ser­va­dos po­de­ria acon­te­cer, des­de que fos­sem so­ci­á­veis, sem que o fu­man­te per­des­se par­te da di­ver­são por ter de se afas­tar pa­ra fu­mar. Co­mo há uma for­te cam­pa­nha dos es­ta­be­le­ci­men­tos co­mer­ci­ais pa­ra que a le­gis­la­ção se­ja re­vis­ta, mui­to ain­da se­rá dis­cu­ti­do. E co­mo men­ci­o­na­do pe­los es­tu­dan­tes, es­ta lei ten­de a ca­ir no es­que­ci­men­to ou mes­mo per­der sua efi­ci­ên­cia mes­mo an­tes de co­me­çar a pro­du­zir efei­tos con­cre­tos.

O Jornal Opção pode ser encontrado nas bancas da cidade e também no site:

http://www.jornalopcao.com.br/

Clique na seção reportagens/blogop e leia o material na íntegra.

.

2 comentários:

  1. Acho certissimo um tipo de lei como esta.
    Não sou contra quem fuma, mas também não gosto de ficar próximo de quem está com uma bituca na boca, justamente por causa da fumaça.

    É necessário o respeito dos fumantes em locais públicos. Ninguém é obrigado a inalar uma fumaça e, consequente, fumar junto.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Só um detalhe (na materia completa): 30% mais estimativas imaginárias não fazem a maioria de lugar nenhum. Gosto é discutível, saúde não.

    ResponderExcluir