quinta-feira, 18 de junho de 2009

Diploma de Jornalismo. E daí?

Depois de muita espera finalmente o Supremo Tribunal Federal (STF) votou o recurso que contestava a exigência do diploma para exercício da profissão de jornalista.

A comoção é geral na universidade, nos blogs e nas rodas de bate-papo. Mas não dá para achar que o mundo acabou e que não precisamos nem ao menos renovar nossas matrículas para o próximo semestre. A falta de diploma não fechava portas para muitas pessoas há muito tempo.
Agora elas podem ter ficado escancaradas, mas e a qualificação? Ou será que basta levantar a mão e dizer "eu quero ser jornalista" e pronto?

São muitos os capacitados para escrever, para falar no rádio e na TV, para escrever blogs como este, mas isso não anula quatro anos de formação. A universidade não forma técnicos em produção jornalística, técnicos em direito e medicina, forma cidadãos capazes de pensar um mundo um pouco além do que seres ordinários circulando por aí.

Teremos formação superior para exercer a profissão, mas também devemos ter pensamento elevado para nos empenharmos ainda mais na luta diária para ser o melhor naquilo que fazemos.

A comparação infeliz do Ministro Marco Aurélio de Melo do curso de jornalismo com culinária e corte e costura, mostra certa falta de conhecimento de nossa formação. Cozinheiras tem talentos natos na maioria das vezes, assim como as costureiras, mas nas faculdade de Gastronomia e Moda que desenvolvem técnicas avançadas, e adquirem conhecimentos do mundo ao redor, não só das panelas e máquinas.

Muitos pensam então em parar o curso superior. Isso é um erro. Se com diploma a maioria não tinha capacidade de fazer muitas coisas, imagina sem. Sem contar a seleção natural do mercado de trabalho. Ou vocês acham que os meios de comunicação, cada vez mais especializados e profissionalizados vão deixar seus conteúdos e sua imagem na mão de amadores?

O caminho agora é o do fortalecimento da profissão, que não deixa de existir. Sindicatos e organizações devem contar com membros atuantes, não somente inscritos em seus quadros.
E ainda mais importante é sempre reforçar a ideia de que o jornalista é capaz de mudar a sociedade e deve se orgulhar disso.

Eu levanto a mão e grito que não quero ser só jornalista, mas um Comunicador Social, com diploma na mão, bagagem cheia de conteúdo e com vaga garantida em um mercado de trabalho responsável e digno, por ser um profissinal em constante formação e não um oportunista de ocasião.

6 comentários:

  1. O que eu queria saber mesmo é qual o interesse por tras disso? Pq não deixam os jornalistas e seus diplomas em paz, assim como estão os médicos, advogados, engenheiros...?
    Nem um único argumento do STF fez sentido pra abolir a exigencia do diploma. Quem sai ganhando com isso? Queria saber viu...

    ResponderExcluir
  2. Agora tenho ainda mais vontade de me formar! Sei que a faculdade dará mais credibilidade ao profissional e fará muita diferença entre tantas pessoas que comparam jornalismo com culinária e costura!

    ResponderExcluir
  3. Agora uma opinião vinda da publicidade! Assim como acontece com o Jornalismo, nós da publicidade não temos exigência do diploma(será um dilema da carreira de comunicadores?). Os grandes nomes da PP não passaram pela faculdade de Com. é gente talentosa vinda de outros cursos e que cumprem o papel melhor que um diplomado. Talento é talento,a faculdade é um instrumento, um diploma não deve barrar quem sabe fazer e que não tem a regulamentação p/exercer. Acredito que ter um diploma não nos faz exclusivos, pelo contrário se é o que queremos e podemos fazer temos que honrar e procurar sermos os melhores. E mais uma coisinha, a falta dessa exigência não é uma ameaça, existe uma seleção no mercado bem árdua em que só os melhores vingam. Sejamos eles.

    ResponderExcluir
  4. Eu li uma entrevista da Lilian Teles falando que nao acha necessário um diploma de jornalista pq escrever bem é um dom! Tá, eu concordo com ela, mas por acreditarmos nesse dom é que escolhemos a faculdade de jornalismo. Lá vamos aprimorar nossa bagagem de conteúdo, aprender a ética e a estrutura. Lutaremos para sermos melhores naquilo que acreditamos. E pode ter certeza, eu ainda acredito numa 'obrigatoriedade' de diploma, é uma questão de obrigatoriedade de qualificação!

    ResponderExcluir
  5. Ficou show de bola a explanação desse tema, é extremamente ridículo querem que uma lei dessa entre em vigor, na verdade quem se forma, não estuda tão somente, para estar a frente de uma camera, repassando as notícias, mais sim para torná-las profissionais inteligêntes e aptos para saberem distinguir e separar as suas emoções das notícias que tem q repassar, vemos muito isso, em emissoras que contratam esses "jornalistas" de butiquim, começam a chorar nas reportagens e brigam e etc...

    ResponderExcluir
  6. A Lilian Teles não tem diploma de jornalista.... e aí??? Ela ter o "dom" é suficiente ou ela precisava ter o diploma??? A Bárbara defende sem saber da pessoa que citou??? Quem comparou jornalista com cozinheiro não foi Marco Aurélio, foi Gilmar Mendes... pensando bem, se a gente já fala asneira com diploma, qual o motivo de impedir quem não tem de também falar as besteiras que vcs dizem???

    ResponderExcluir