segunda-feira, 25 de maio de 2009

Destaque para produção dos alunos do curso de jornalismo


Integrados em todas as mídias, os alunos do curso de jornalismo da Universidade Católica participaram ativamente da cobertura da 5ª Semana de Cultura e Cidadania. A UCG TV montou estúdio na área I e transmitiu diversos programas ao vivo da feira. Também transmitindo ao vivo estava a Rádio Difusora, integrada em sua rede de mais de 50 emissoras. Especialmente criada para o evento, a Rádio Cidadã integrou a programação pela terceira vez e foi organizada por alunos e monitores. A Agência Experimental de Notícias iniciou a cobertura quase dois meses antes da Semana.


A programação da UCG TV foi alterada para adequar-se às necessidades da Semana de Cultura e Cidadania. Boletins informativos foram transmitidos durante todo o dia. Em parceria com o Sistema Argumento de Comunicação, a TV entrava no ar às sete horas com a primeira edição do programa Bem-vindo à Feira, com diversas edições durante todo o dia, até as oito da noite. Os alunos produziram e apresentaram um programa especial com uma hora de duração, que entrava no ar das cinco às seis da tarde, com orientação de professores e monitores.


O produtor artístico da Rádio Difusora, Irmão Diego Joaquim, foi o responsável pelo stand montado no evento. A rádio não teve sua programação alterada na quinta e sexta-feira, mas durante todo o dia foram inseridas entrevistas e materiais dos seis alunos do curso de jornalismo especialmente escalados para a cobertura. No sábado pela manhã, ganharam um programa especial, totalmente produzido e apresentado pelos estudantes, que entraram no ar em toda a Rede Católica de Rádio, das onze ao meio dia e outra participação de cerca de meia hora no meio da tarde.


A Rádio Cidadã, pela terceira vez participando da Semana de Cultura e Cidadania, teve, desde a produção de vinhetas e organização musical, a participação dos alunos das disciplinas rádio I e II, orientados pela professora Denize Daudt Bandeira e pelos monitores. A rádio transmitiu sua programação ao vivo durante os três dias do evento. A ancoragem, assim como a produção de notas e entrevistas, diferente dos anos anteriores, ficaram a cargo de mais de 20 alunos.


Um site foi criado especialmente para a 5ª Semana de Cultura e Cidadania, dentro da página da Católica. Desde o dia 26 de março, os alunos e estagiários da agência experimental de notícias começaram a produzir matérias referentes à Semana. No site da agência foram lançadas duas notícias no dia 21 e oito no dia 22. Já no espaço dedicado especialmente ao evento foram 57 matérias no total, sendo que só nos dois primeiros dias foram quase 40 produções publicadas. Aproximadamente 30 alunos participaram da cobertura nos três dias.


O aprendizado e conhecimentos adquiridos nos três dias de intensas produções jamais serão esquecidos pelos alunos. Mais de 100 passaram pelo stand do curso e contribuíram de alguma forma. A correria e agitação típicas de uma redação de jornal, de uma transmissão ao vivo no rádio ou na televisão foram vividas pelos alunos em todos os momentos. Como relatado por muitos, foi a oportunidade de praticar tudo aquilo que é aprendido nas aulas.

(http://www.ucg.br/ucg/agencia/home/secao.asp?id_secao=2676&id_unidade=2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário