sábado, 16 de maio de 2009

Campanha de doação de sangue e medula óssea: Desenvolvida pelos assistentes sociais do Hemocentro de Goiânia, captação de doadores é o maior desafio



O Hemocentro de Goiânia, através de seus assistentes sociais, promove captação diária de doadores de sangue e medula óssea. Ações como a promovida na semana do calouro de diversas instituições de ensino visam suprir a carência de doações e conscientização da população.

Atuando diretamente ligado ao SUS (sistema único de saúde), todas as doações recebidas são encaminhadas para hospitais públicos conveniados, sem nenhum custo. O trabalho diário com hemofílicos e familiares dos mesmos é um dos principais desenvolvidos pelo Hemocentro.

A Assistente Social Marina Tosta de Almeida, coordenadora de captação do Hemocentro, afirma que a maior dificuldade está na abordagem dos doadores. Para ela, os mitos criados em torno da doação de sangue e de medula óssea ainda afastam voluntários. “Não há o que temer”, declara Marina.

A maioria dos doadores é de baixa renda e se dirige ao centro de doação com o objetivo de realizar exames gratuitamente. Marina conta ainda que há casos extremos de pessoas que fazem a doação para ter acesso ao lanche que é servido após a coleta do sangue. Isto foge aos objetivos da doação, segundo ela.

Conscientizar a população de que um gesto de solidariedade, voluntário e altruísta pode salvar vidas é o direcionamento dos assistentes sociais do núcleo de captação e coleta.

A coordenadora informa que as doações podem ser feitas diariamente, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, na avenida anhanguera, número 5195, ao lado do Hospital Materno Infantil. Informações e dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com o serviço social do Hemocentro através do telefone (62) 3201 4575.

Nenhum comentário:

Postar um comentário