quarta-feira, 27 de maio de 2009

Uso indiscriminado de anabolizantes ilude jovens e continua causando mortes

Pontos e Contos da Vida entrevista o Endocrinologista Luciano Sanches


Em mais um caso de uso inadequado de anabolizantes, dois jovens do interior do Estado de Goiás quase perderam a vida. Buscando alcançar resultados rápidos, compraram produtos destinados a animais de grande porte e com ajuda de um terceiro fizeram a aplicação dos medicamentos. Para quem quer resultados no ganho de massa muscular e destaque em competições esportivas, frequentar academias e praticar atividades físicas regulares ainda é o mais indicado. O Centro de Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) informou que o número de jovens utilizando anabolizantes triplicou nos últimos anos. Pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) constatou que os usuários dessas drogas se tornam mais agressivos e fazem uso da força adquirida para brigas. Os efeitos do uso incorreto podem gerar desde “uma simples ginecomastia (aumento das mamas em homens) até câncer de fígado”, afirma o médico Endocrinologista Luciano Sanches de Siqueira, e faz outros esclarecimentos na entrevista abaixo.

Pontos e Contos da Vida: Estes medicamentos geralmente provocam quais reações?
Luciano: Os efeitos vão desde uma simples ginecomastia (crescimento das mamas em homens) até câncer de fígado. Passando aí por, hipertensão arterial, aumento de colesterol, alterações na tiróide, infertilidade, diminuição do volume testicular, hipertrofia cardíaca de extrema agressividade e outros.

PCV: Os efeitos nos organismos de crianças e adultos são diferentes?
Luciano: Efeitos em crianças são todos os citados, além de prejudicar a altura final pois estão em fase de crescimento e os hormônios aceleram a parada do crescimento estatural. Nas mulheres os sinais de masculinidade serão bem evidentes, tais como voz grave, acne, parada de menstruação e atrofia mamaria.

PCV: Alguns atletas podem fazer uso para melhorar a performance. Quais os riscos?
Luciano: Em doses altas podem apresentar parada cardíaca por hipertrofia muscular do coração, arritmias e isquemias pelas crises de hipertensão arterial levando à morte o usuário.

PCV: Quais seriam os tipos de utilização positiva desses medicamentos?
Luciano: Os Anabolizantes são drogas que têm as suas indicações formais e lícitas. Repor hormônio em hipogonádicos (pessoas com diminuição das funções de ovários e testículos), idosos com doenças graves e estados de desnutrição avançada. Jamais devem ser usados para melhorar a performance atlética, ou para fins estéticos. Isto porque, além de gerar um efeito ilusório, apresenta efeitos colaterais graves nas doses altas que geralmente são usadas.

PCV: Quais são os medicamentos mais usados?
Luciano: Os produtos veterinários são mais usados por conter doses mais altas, e isto na concepção de quem aplica, traria resultados melhores e mais rápidos. O que na maioria dos casos não é verdade.

PCV: Em busca do esperado corpo perfeito, o que poderia substituir os anabolizantes para alcançar os objetivos pretendidos?
Luciano: Um exame médico bem feito e uma boa nutrição é o suficiente para manter o corpo em forma e com saúde. Mesmo os suplementos alimentares, na maioria das vezes, são dispensáveis. É claro que existem indicações especiais para pessoas muito magras, idosos etc.

PCV: Quais ações poderiam ser desenvolvidas para reprimir o uso e a venda de anabolizantes?
Luciano: Acho que a conscientização das pessoas em escolas, academias e a fiscalização de anabolizantes pela vigilância sanitária e a própria mídia, pode ajudar na prevenção do uso indiscriminado.

5 comentários:

  1. Todo mundo sabe que tem que malhar e comer bem, mas na hora que aparece uma fórmula mágica, todo mundo quer!
    Eu acho que tinha que ter uma fiscalização forte nas academias, isso sim.

    ResponderExcluir
  2. Ola Rafhael tudo bem?
    Vi seu orkut e acabei entrando seu blog.

    Muito bacana.
    Está em qual semestre de Jornalismo?
    Abraços

    Ah, vou te add lá no meu
    até mais

    ResponderExcluir
  3. Po, bacana isto. Já atua como jornalista a quanto tempo e trabalha em qual veículo de comunicação???

    Eu, ano que vem termino, graças a Deus, rss.

    Ta add aqui nos favoritos.
    Te espero sempre pelo blog, abraço

    ResponderExcluir
  4. Rafael você fez uma exelente matéria continue assim

    ResponderExcluir
  5. Gostei do artigo, foi bastante esclarecedor. Tirei várias dúvidas que tinha sobre essas drogas.

    Parabéns e forte abraço.

    ResponderExcluir